recent

Titulo

Por quatro dias, Portugal se manteve apenas com energia renovável

EDIÇÃO: JOÃO PINHEIRO
Por 107 horas, o país atingiu a marca de zero emissão de carbono na geração de eletricidade, a partir do uso exclusivo de energia eólica, solar e hidráulica. Veja só!


O marco foi alcançado no sábado (7) e durou até a quarta-feira seguinte. Por quase quatro dias completos, toda a energia elétrica de Portugal foi gerada a partir de fontes renováveis — eólica, solar ou hidráulica.

Manter um país de cerca de 10 milhões de habitantes sem o uso de combustíveis fósseis é certamente um fato memorável. O clima colaborou: dias ensolarados e com ventos otimizaram a produção de energia. É claro, as estatísticas não contabilizam, por exemplo, os veículos movidos à gasolina. Mas significa que os carros elétricos carregados durante o período estiveram realmente livre de emissões.

O porta-voz da Associação Europeia de Energia Eólica, Oliver Joy, disse que “estamos vendo tendências como essa se espalhando pela Europa — ano passado com a Dinamarca e agora em Portugal. A Península Ibérica é uma fonte de energia eólica e renovável, não só para a região, mas para a Europa inteira”.

James Watson, o CEO da SolarPower Europe afirma que “essa é uma conquista significante para um país europeu, mas o que parece extraordinário hoje será comum na Europa em alguns anos. O processo de transição da energia está sendo impulsionado e marcas como essa continuarão a ser alcançadas e batidas em toda a Europa”.

Produção de eletricidade por fonte em Portugal, no ano de 2015.
(Fontes: REN/Análise APREN) — Clique para ampliar
Tão inspirador quanto a conquista é o quando se alterou a produção de energia no país em poucos anos graças a grandes investimentos. Até 2013, apenas 23% da eletricidade provinha de fontes renováveis. Já no ano passado, esse valor aumentou para 48%, sendo a maior parte da energia eólica (cerca de 22% da eletricidade de Portugal era gerada por meio dos ventos).

Outros países europeus também tem alcançado marcas semelhantes. A Alemanha chegou perto de um dia de emissão zero recentemente. O Reino Unido celebrou uma semana livre de carvão, parte de um plano para eliminar completamente o uso de carvão até 2025. A Dinamarca — sempre um exemplo de sustentabilidade — produz a partir do vento mais energia do que realmente consome.

COM TRECHOS DE: GIZMODO; THE GUARDIAN
Tecnologia do Blogger.