O primeiro túnel submarino do Brasil já está em planejamento para 2018
João Pinheiro + fontes
Alguma vez, você já deve ter ouvido sobre o Eurotúnel, um projeto ousado que atravessou o Canal da Mancha por meio de um túnel submarino para ligar França à ilha da Grã-Bretanha. Agora, em escala [bastante] reduzida, essa ideia pode ser posta em prática no Brasil. Veja só!
Em 2018, uma nova ligação entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, vai dar início à era dos túneis submarinos no Brasil. O projeto “Submerso” usará uma tecnologia parecida com a usada no Transbay Tube, em San Francisco, EUA, para construir um túnel de mais de 760 metros que conectará as duas cidades a 21 metros de profundidade.
O Submerso deve custar R$ 2,8 bilhões, com recursos do Estado de São Paulo e do BNDES, e atenderá cerca de 40 mil pessoas por dia que viajam entre Santos e Guarujá. O projeto inteiro tem 1,7 km, sendo 762 metros de túnel submarino, e mais 950 metros de rampas de acesso. Ao todo, cada sentido terá três faixas com 3,50 metros, além de espaço para a passagem de pedestres e ciclistas através de uma galeria com 5 metros de largura.
Ele será construído fora d’água. Como explica a Revista Exame [clique no link para ler a matéria completa]:
Três desses elementos serão construídos por vez, e, quando prontos, serão levados para o canal e, com lastros provisórios, afundarão na água. Uma mistura de posicionamento preciso, encaixes e concreto unirá o túnel já debaixo d’água.
↪ O vídeo ao lado mostra detalhes da construção do túnel...
Estanislau Marcka, coordenador do projeto, acredita que o submerso será apenas o primeiro túnel do tipo no Brasil. “Esse vai ser o primeiro de uma série. Creio que outros virão”, disse o confiante coordenador.
De acordo com o planejamento, o Submerso começará a ser construído em janeiro de 2015 e as obras devem durar 44 meses — assim, ele será entregue à população em 2018.
O que achou do projeto? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Alguma vez, você já deve ter ouvido sobre o Eurotúnel, um projeto ousado que atravessou o Canal da Mancha por meio de um túnel submarino para ligar França à ilha da Grã-Bretanha. Agora, em escala [
O Submerso deve custar R$ 2,8 bilhões, com recursos do Estado de São Paulo e do BNDES, e atenderá cerca de 40 mil pessoas por dia que viajam entre Santos e Guarujá. O projeto inteiro tem 1,7 km, sendo 762 metros de túnel submarino, e mais 950 metros de rampas de acesso. Ao todo, cada sentido terá três faixas com 3,50 metros, além de espaço para a passagem de pedestres e ciclistas através de uma galeria com 5 metros de largura.
“ O Submerso será construído fora d’água e em partes. Chamadas de elementos pelos engenheiros, essas partes serão feitas de concreto armado terão 10 metros de altura, 37 metros de largura e 145 metros de comprimento. Ao todo, serão seis elementos...”
Três desses elementos serão construídos por vez, e, quando prontos, serão levados para o canal e, com lastros provisórios, afundarão na água. Uma mistura de posicionamento preciso, encaixes e concreto unirá o túnel já debaixo d’água.
↪ O vídeo ao lado mostra detalhes da construção do túnel...
Estanislau Marcka, coordenador do projeto, acredita que o submerso será apenas o primeiro túnel do tipo no Brasil. “Esse vai ser o primeiro de uma série. Creio que outros virão”, disse o confiante coordenador.
De acordo com o planejamento, o Submerso começará a ser construído em janeiro de 2015 e as obras devem durar 44 meses — assim, ele será entregue à população em 2018.
O que achou do projeto? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
- http://www.facebook.com/curiosocia
- http://twitter.com/curiosocia
- http://ask.fm/curiosocia
- blog.curiosocia@gmail.com
Fonte: Gizmodo