recent

Titulo

[Atualizado] O que aconteceu com Jules Bianchi no Japão

João Pinheiro
O mundo ficou boquiaberto na madrugada do último domingo (05). Durante o Grande Prêmio de Japão de Fórmula 1, o francês Jules Bianchi, da Marussia, chocou-se com o guindaste que retirava o carro de Adrian Sutil, também acidentado anteriormente. Entenda o que aconteceu! Leia a atualização mais recente clicando aqui.


O piloto francês Jules Bianchi, de 25 anos, sofreu um terrível acidente nas últimas voltas do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 disputado no domingo no circuito de Suzuka. Agora, as imagens da colisão foram divulgadas, mostrando a gravidade do impacto.

Momentos antes do acidente de Bianchi, o alemão Adrian Sutil havia saído da pista e batido no muro de pneus da sétima curva do circuito. Quando a grua estava trabalhando no local para retirar a Sauber acidentada, Bianchi teve o azar de atingir a máquina. As imagens são fortes.


O carro de Bianchi chegou a levantar o guindaste com a força do impacto, e o corpo do piloto foi parar em baixo dele. Segundo o pai do francês, ele foi operado com urgência para reduzir um hematoma no crânio.

Conforme a Federação Internacional de Automobilismo [FIA], o quadro de Bianchi é crítico. “É preciso entender que o quadro dele é muito, muito grave, disse Matteo Bonciani, porta-voz da FIA, a jornalistas, no hospital de onde o piloto está sendo tratado, perto do circuito de Suzuka.

O que aconteceu


O acidente grave sofrido pelo francês Jules Bianchi, da Marussia, encerrou antes do previsto o GP do Japão, disputado na madrugada do domingo em Suzuka.

Após a batida, nas últimas voltas da corrida, o piloto foi levado inconsciente para o Hospital Geral Mie e sofreu uma cirurgiaA FIA emitiu comunicado ainda na manhã do domingo:

“ Exames mostram que ele sofreu uma lesão severa na cabeça e está atualmente em cirurgia...”

Bianchi perdeu o controle do carro e bateu em um guindaste que estava na área de escape do circuito para remover o carro do piloto alemão Adrian Sutil, da Sauber, que havia sofrido um acidente pouco antes, na 44ª volta. A corrida aconteceu com condições climáticas ruins e asfalto molhado.

A organização do GP decidiu encerrar a corrida na 46ª das 53 voltas previstas. O francês foi levado ao Hospital Geral Mie de ambulância porque as condições climáticas não permitiam que o helicóptero levantasse voo.

A operação foi bem-sucedida, de acordo com o jornal francês L’Équipe. O piloto da Marussia já estaria respirando sem o auxílio de aparelhos, o que atestaria um sinal de sua recuperação.

Mas os riscos não estariam afastados e Bianchi ficará sob cuidado especial por causa da grave lesão que sofreu no cérebro. O pai do piloto, Philippe, disse que agora “é necessário esperar ao menos 24 horas para saber qual a sua real condição. Ele contou que o filho fez a cirurgia para reduzir um hematoma no cérebro.

O hospital não deu informações sobre o estado do piloto nem a FIA se pronunciou sobre a cirurgia. Após a operação, Bianchi foi transferido para a UTI, conforme antecipou a FIA, em nota.

↪ Aos 25 anos, Jules Bianchi está em seu segunda temporada na Fórmula 1, ambas correndo pela Marussia. Considerado um dos principais nomes do programa de desenvolvimento da Ferrari, ele se destacou nesta temporada ao obter em Mônaco os primeiros pontos da Marussia desde sua entrada na F1 em 2010.





↪ Atualização > 13/10


O britânico Lewis Hamilton conseguiu sua quarta vitória consecutiva no Mundial de F1 ao levar a primeira edição do GP da Rússia no domingo (12).

O piloto da Mercedes dedicou o resultado a Bianchi, que sofreu forte acidente no GP do Japão.

Hamilton venceu o GP da Rússia de ponta a ponta. Largando na primeira colocação, só a deixou por alguns segundos na volta inicial, quando Nico Rosberg o ultrapassou na primeira curva. Para fazer a manobra, no entanto, o alemão utilizou a área externa da pista e precisou devolver o posto.

“Por toda a semana, apenas uma pessoa esteve na minha mente e é Jules. Claro que há felicidade pelo título da equipe Mercedes, mas não há dúvida que estava pensando muito nele e em sua família. Eu o mantenho nas minhas preces todo dia, gostaria de dedicar a vitória a ele. Espero que cada energia positiva o ajude”, disse o britânico.

De acordo com a imprensa britânica, o estado de saúde de Jules Bianchi pode ter piorado significativamente nos últimos dias. Publicações como The Guardian, The Telegraph e The Times garantem que há “grande preocupação” com sua condição clínica.

Mas a informação oficial, ainda, é de que o piloto da Marussia está em situação crítica, mas estável na Unidade de Terapia Intensiva do hospital geral de Mie, no Japão.

Jean-Éric Vergne, piloto da Toro Rosso e um dos mais chegados ao francês, disse que o seu compatriota e amigo “está entre a vida e a morte”.

Outros rumores indicam que a família mais chegada e, mesmo, o seu amigo mais íntimo, viajaram da França ao Japão — onde já se encontravam os seus pais. A FIA, segundo o jornal alemão Bild, não está repassando todas as informações sobre o caso.



Espera a recuperação? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Mega Curioso; UOL Mais; Veja; ESPN; Amigos da Velocidade
Tecnologia do Blogger.