recent

Titulo

2014 foi o ano mais quente já registrado na Terra

João Pinheiro + fontes
Essa hipótese foi confirmada por cientistas americanos — não que precisasse de confirmação científica. E grande parte da culpa é do ser humano. Veja só!


O ano de 2014 foi o mais quente já registrado na Terra, de acordo com análises separadas da Nasa e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica [NOAA] dos Estados Unidos apresentados nesta sexta-feira.

Com a exceção de 1998, os 10 anos mais quentes registrados no planeta aconteceram a partir de 2000, de acordo com análises da temperatura da superfície.

Desde 1880, quando foi iniciada a medição, a temperatura média da Terra ficou 0,8°C mais quente, uma tendência provocada em grande parte pelo aumento das emissões de CO2 e de outros gases pelas mãos do homem na atmosfera do planeta, segundo a Nasa.

“Enquanto o ranking de anos individuais pode ser afetado por padrões climáticos caóticos, as tendências de longo prazo são atribuíveis a causas da mudança climática que agora são dominadas por emissões humanas de gases do efeito estufa”, disse Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa, em Nova York, em comunicado. No vídeo abaixo, é possível observar o aumento de temperatura ao longo dos anos:



Calor em terra e mar


Quando são analisadas separadamente as superfícies da terra e dos oceanos, ambos os registros marcam recordes. Globalmente, a temperatura média da superfície dos mares foi a maior da história, 0,57°C acima da média do século XX, enquanto a da superfície da terra ultrapassou em 1°C esta mesma média.

Com relação à neve, a NOAA constatou que neve média anual no hemisfério norte foi de 64,62 milhões de quilômetros quadrados, “perto da média dos registros históricos”. A primeira metade de 2014 registrou menos neve do que o normal, mas o segundo semestre registrou mais do que a média.

Dezembro também teve temperaturas recordes. As temperaturas médias combinadas nas superfícies terrestres e marítimas foram maiores do que qualquer outra na história. A temperatura média do mês foi 0,77ºC acima da média mundial. “Este foi o dezembro mais quente no período de 1880 a 2014”, disse a NOAA.

De quem é a culpa?


Embora o planeta inteiro sofra com as consequências do aquecimento, a responsabilidade pelo problema não é global! De um modo geral, as emissões de gases estufa estão concentradas principalmente no hemisfério norte, como mostra esse vídeo do site Vox:


Na semana passada, cientistas da Japan Meteorological Association já haviam divulgado seu parecer sobre a a calamitosa situação. Segundo as medições da JMA, a temperatura média na superfície da Terra aumentou 0,27°C em relação ao período de 1981 a 2010 — com isso, a temperatura bateu todos os recordes desde 1891, quando a coleta de dados começou a ser feita.



Tá quente aí? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Mega Curioso; Brasil Post; Reuters
Tecnologia do Blogger.