recent

Titulo

Perfil na Wikipédia é editado por IP da Petrobras

João Pinheiro + fontes
Estourou, a partir do dia 13/09, o caso da edição da página sobre Paulo Roberto Costa na Wikipédia. Tudo isso pelo fato de a modificação ter ocorrido a partir de um IP da Petrobras. Veja só e entenda melhor o que aconteceu!


Lembra-se daquele post do Curioso e Cia. sobre o @BRWikiEdits? Se não leu ainda, clique aqui! Pois é, a postagem na conta do Twitter realmente afirma o que a própria Petrobras confirmou no último domingo (14). O texto alterado dizia que o ex-diretor da estatal foi demitido “com aprovação da presidente Dilma Rousseff' por estar 'muito soltinho' ”.

A Petrobras confirmou que o perfil na Wikipédia de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da estatal, foi alterado de um dos computadores da sede da empresa. Na modificação, Costa, preso durante as investigações da Operação Lava Jato, é apresentado como “cria do governo tucano” de Fernando Henrique Cardoso.


A mudança foi feita às 16h16 deste sábado, 13, pelo endereço de IP 164.85.6.3. O texto sobre Costa passou a informar que ele foi demitido “com aprovação da presidente Dilma Rousseff” por estar “muito soltinho”.

O artigo dizia que a imprensa omite que ele começou a carreira na Petrobras em 1979 e detalhava ainda os cargos ocupados por Costa durante o governo tucano, a partir de 1995, quando assumiu o posto de “gerente geral do poderoso Departamento de Exploração e Produção do Sul”.

O texto ficou no ar por seis minutos, até o perfil original ser restaurado pelo usuário Guilhermebr1. Na justificativa, ele disse que houve “edição tendenciosa a partir da rede da Petrobrás”.

Recentemente, um computador do Palácio do Planalto foi utilizado para modificar o perfil dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg.


Foi aberta sindicância e o servidor de carreira Luiz Alberto Marques Vieira Filho assumiu ter escrito os textos. Ele foi exonerado do cargo de confiança que ocupava na Secretaria de Relações Internacionais e vai responder a processo administrativo disciplinar.

Qualquer um que abrir uma conta na Wikipédia, que funciona como uma enciclopédia colaborativa, pode criar ou modificar um tópico. Por isso, para ser corrigido, é preciso que outro usuário perceba alterações comprometedoras no artigo em questão.
Por causa da modificação recente, o perfil de Paulo Roberto Costa agora só pode ser alterado por usuários frequentesou seja, que já estejam registrados há algum tempo e sejam considerados “confiáveis”.

Bloqueio de acesso


A Petrobras decidiu bloquear o acesso de todos os funcionários à Wikipédia para impedir novas mudanças em verbetes relacionados à companhia.

A decisão foi tomada após a confirmação de as alterações no perfil do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa [na foto de Dida Sampaio/Estadão] terem sido feitas de um computador da Petrobrás.

Segundo o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o acesso ao site da Wikipédia foi bloqueado em todos os computadores da companhia ainda na segunda-feira (15), logo após a identificação do autor das alterações. Em nota, a companhia informou que só irá se pronunciar após a conclusão das apurações da comissão interna aberta para apurar o caso.

O bloqueio do site pegou de surpresa os empregados e provocou insatisfação entre os trabalhadores. “Por conta do erro de um, todos estão pagando e sofrendo as consequências. Nós usamos o site para consultas em nosso trabalho, afirmou um funcionário.

Porém, parece que algum dos funcionários achou a medida um tanto ruim e decidiu alterar o “Anexo:Lista de microcervejarias no Brasil”, na quarta (17):


Vejamos como seguirá essa investigação e o que será tomado como medida real contra esse tipo de alteração indevida.

E o que você acha sobre isso? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: O Estado de São Paulo
Tecnologia do Blogger.