recent

Titulo

O que aconteceria se alguém sem problemas auditivos usasse aparelho de surdez?

João Pinheiro + fontes
Problemas auditivos geralmente são contornados com o uso de aparelhos de surdez. Esses equipamentos corrigem a deficiência da pessoa a partir de seus recursos. Mas e se alguém sem alterações utilizá-los? Descubra a resposta para mais uma #DúvidaCruel!


Em pergunta enviada à Superinteressante, Matheus Alves perguntou “se alguém sem problemas auditivos colocar um aparelho ficará com uma 'super-audição'. Pode parecer estranho, mas a resposta é sim! A pessoa vai ouvir tudo mais alto.

“ É como se aumentássemos o volume de tudo que produz som ao nosso redor”, exemplifica o otorrinolaringologista Ektor Onishi, professor e responsável pelo Ambulatório de Zumbido da Universidade Federal de São Paulo [Unifesp].

Mas não é recomendado que alguém use um aparelho sem indicação médica. Dependendo do tempo de exposição e da intensidade do som, a pessoa pode perder audição. “Sons com intensidades a partir de 85 decibéis [o equivalente ao barulho de uma avenida movimentada] podem lesar as delicadas células do ouvido de modo irreversível, alerta o especialista.

A função dos aparelhos auditivos é essencialmente aumentar o som ambiente. Geralmente, o sistema funciona através de um microfone, que capta os áudios, de um amplificador ou processador e de um alto-falante, que transmite os sons para o ouvido.

“Dependendo do tipo do aparelho [analógico ou digital], é possível fazer ajustes da potência de amplificação sonora em diferentes faixas de frequência, conforme a necessidade individual, explica Onishi. Por exemplo, uma pessoa com perda auditiva em frequências agudas vai precisar de uma amplificação nessa faixa de frequência específica.

Agora o lembrete de sempre: não tente isso em casa. Como dito acima, essa atitude pode lesar as células do ouvido, levando a perdas parciais ou totais da audição!!

Sabia dessa? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Superinteressante
Tecnologia do Blogger.