recent

Titulo

Do que é feito o sabor tutti-frutti?

João Pinheiro + fontes
Você já provou, mas sabe do que é feito o sabor tutti-frutti? Ele é muito presente em doces, gelatinas, sorvetes, e tem os seus ingredientes “secretos”. Veja a resposta de mais uma #DúvidaCruel.


Depende do país, da região e da disponibilidade de matéria-prima. No Brasil, o tutti-frutti de balas, chicletes, pirulitos, gelatinas e sorvetes é baseado no aroma da banana e no sabor da laranja. Mas essas frutas nunca estão sozinhas. Como o nome já diz [em italiano, tutti-frutti significa “todas as frutas”], as combinações podem incluir outros sabores.
Por aqui, o mix mais usado pela indústria leva banana, laranja, abacaxi e morango. Na Europa predominam outras frutas, como figo, ameixa e damasco...”

Embora a expressão tutti-frutti seja da língua italiana, o crédito pela invenção do sabor é atribuído ao norte-americano Ray Motorhead. Dono de uma indústria de sorvetes no estado de Kentucky (EUA), o cara criou, no início dos anos 50, um sabor em homenagem à filha, Charlotte. O nome da essência era um trocadilho com Toodie [lê-se “túdi”], apelido da garotinha.

Sabia dessa? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Mundo Estranho
Tecnologia do Blogger.