recent

Titulo

7 cidades submersas para você conhecer

EDIÇÃO: JOÃO PINHEIRO
Muito além de Atlântida, várias são as cidades que desapareceram debaixo das águas ou por grandes catástrofes, provando que aquilo que o homem faz pode ser apagado com um simples gesto da natureza. Algumas se foram para sempre, outras ainda deixam vestígios que você, com sorte, fortuna ou perícia, pode conhecer. Veja só!


1. Palácio de Cleópatra, Egito


Este primeiro local não é bem uma cidade, mas sim parte dela. O Palácio de Cleópatra foi descoberto recentemente a 10 metros de profundidade, escondido graças às águas turvas do Mediterrâneo, próximo a Alexandria, no Egito. Ele desapareceu a cerca de 1.600 anos, pouco depois de um terremoto e de um tsunami. Segundo a lenda, foi nele em que Marco Antonio e Cleópatra se suicidaram.



2. Pavlopetri, Grécia


A cidade submersa fica próxima à ilha de mesmo nome, na Grécia. É considerada um dos sítios arqueológicos submergidos mais antigos já descobertos. Calcula-se que tenha cerca de 5.000 anos. Pavlopetri foi descoberta por Nicholas Flemming em 1967. No ano seguinte, arqueólogos da Universidade de Cambridge o ajudaram a elaborar um mapa com suas ruas e edifícios, que levou à construção de uma maquete em 3D da cidade.



3. Port Royal, Jamaica


No século XVII, essa era considerada uma das cidades mais corrompidas da Terra, por conta da quantidade de rum, prostitutas e piratas de perambulavam tranquilamente por suas ruas. Desapareceu graças a um terremoto em 1962, quando dois terços da cidade afundaram no mar e o governo britânico mudou a sede da colônia para Kingston, atual capital da Jamaica. Atualmente, suas ruínas em solo fazem parte de um memorial.



4. Baia, Itália


Foi uma cidade de Campânia, célebre na era romana por suas águas termais, que atraíam patrícios e imperadores, como Calígula. Desde os anos 30 são feitas escavações em suas ruínas, que revelaram diversos templos submersos.



5. Templo da Costa, Índia


Faz parte de um conjunto de templos, declarados Patrimônio Cultural da Humanidade. Localizado em Mahabalipuram, na Índia, recebe esse nome por ficar ao lado da costa, no Golfo de Bengala. Foi afetado pelo tsunami ocorrido em 2004. Os templos têm cerca de 1.300 anos e, segundo estudos recentes, há algumas estruturas submersas no golfo e outras sob a areia.



6. Dwarka, Índia


Em 2000, um barco de pesquisadores da Índia, seguindo o canal de antigos rios submersos no mar, na Baía de Khambhat, acabou encontrando com uma cidade que pode ter cerca de 4.000 anos. As construções encontram-se a 40 metros de profundidade. Alguns estudiosos creem que a cidade pode ser até mais antiga do que se imagina.



7. Thonis-Heracleion, Egito


A cidade existiu entre os séculos VII a.C. e VIII d.C., quando foi destruída por um tsunami. Encontra-se a poucos quilômetros de Alexandria e foi redescoberta em 2000. Há restos de templos e estátuas submersas. Inclusive, já foram achadas embarcações e placas de ouro entre suas ruínas.


TRADUZIDO DE: SUPER CURIOSO
Tecnologia do Blogger.