recent

Titulo

Bioo: carregue seu celular com a energia de uma planta

EDIÇÃO: JOÃO PINHEIRO 
Você consegue imaginar aquelas plantas na sua varanda ou no seu quintal sendo usadas para carregar seu celular? Parece inacreditável, não é mesmo? Mas é isso que o Bioo Lite proporciona: vasos de plantas que nos oferecem a energia mais verde e limpa possível. Veja só!


Essa mais nova invenção é voltada para aqueles que adoram tecnologias sustentáveis. Uma empresa de Barcelona quer transformar a maneira como são carregados os nossos equipamentos eletrônicos. Assim surge o Bioo Lite, um vaso que usa a energia produzida pela planta para carregar o portátil.

O vaso tecnológico consegue tal proeza a partir de uma célula de energia biológica, localizada no fundo do vaso e que funciona em conjunto com a fotossíntese da planta para funcionar. Parte da energia gerada no processo é transformada em nutrientes para a biomassa presente na bateria orgânica do dispositivo. Bactérias absorvem esse alimento e o convertem na energia, que será utilizada para carregar os aparelhos.

Veja o anúncio do projeto no vídeo abaixo


Obviamente, para funcionar, o Bioo Lite deve estar exposto à luz solar. Assim, a planta pode realizar a fotossíntese e produzir nutrientes para as bactérias na biocélula. Com issó, basta apenas conectar seu smartphone ou tablet à entrada USB e utilizar a energia 100% sustentável e limpa.

O Bioo Lite está em financiamento no Indiegogo e será entregue àqueles que contribuíram com no mínimo 99 euros [cerca de R$ 400] a partir de dezembro. Os que decidirem doar 120 euros [R$ 480] ou mais poderão inclusive escolher um vaso na cor de sua escolha.

O mais interessante é notar que, mesmo ainda com mais de um mês para o prazo original, a ideia já arrecadou mais que o dobro da meta. Uma prova de que ideias sustentáveis e criativas podem funcionar muito bem.

SUSTENTABILIDADE
Tecnologia do Blogger.