recent

Titulo

Se sangue é vermelho, por que veias são azuis?

MUNDO ESTRANHO | EDIÇÃO: JOÃO PINHEIRO
O sangue, como você sabe [espero], é vermelho. Em seu trajeto, sai do coração pelas artérias, chega nas células e retorna pelas veias. No caminho, ele continua vermelho. Por que então é que as veias são azuis? Veja a resposta para essa #DúvidaCruel!


Na verdade, nossas veias não são azuis, mas sim mais esbranquiçadas. Nós as enxergamos azuladas por causa do fenômeno óptico decorrente da mistura entre a cor do sangue e a de nossa pele.

A coisa acontece assim: o sangue que passa pelas veias é rico em dióxido de carbono [CO₂]. As veias levam o sangue dos órgãos de volta ao coração, enquanto as artérias carregam o sangue rico em oxigênio do coração para o resto do corpo.

Ocorre que a alta concentração de CO₂ confere ao sangue um tom vermelho mais escuro. É a combinação dessa tonalidade do sangue venoso com o amarelão da camada de gordura do corpo e da pele que dá a sensação visual de que as veias são azuis ou esverdeadas. Explicando de outra maneira:
“ Quando a luz incide sobre o sangue, todas as cores do espectro luminoso são absorvidas por esse líquido, exceto o vermelho, o que faz com que ele tenha essa tonalidade a olho nu. A pele e a camada de gordura do corpo possuem tonalidade amarelada.
Localizadas entre nossos olhos e o sangue, elas funcionam como um filtro para o vermelho sanguíneo, fazendo com que a cor remanescente do espectro seja o azul esverdeado... ”



Sabia dessa? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Mundo Estranho
Tecnologia do Blogger.