recent

Titulo

Existe uma palavra comum a todas as línguas?

João Pinheiro + fontes
Seria uma maravilha se todas as línguas possuíssem mesmos cognatos, aquelas palavras “idênticas” a dois ou mais idiomas. Mas será que existe pelo menos um desses comum a todas as falas do mundo? Descubra a resposta dessa #DúvidaCruel!


De acordo com a chefe do departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas da belíssima Universidade Federal do Paraná [UFPR], Maria Cristina Figueiredo Silva, a variedade de línguas e de sistemas fonológicos que existem no mundo é tão grande, que se torna muito pouco provável que exista uma palavra comum a todos os idiomas.

Mas, se levarmos em conta as línguas do mundo ocidental com tradição enraizada na cultura greco-romana [português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano, por exemplo], é alta a chance de encontrarmos palavras cuja pronúncia ou escrita seja igual. No entanto, se considerarmos as línguas orientais, as semíticas [árabe e hebraico, por exemplo], as amazônicas brasileiras e as ameríndeas dos Estados Unidos ou Austrália, é pouco provável que encontremos um verbete em comum.

“As línguas têm mecanismos internos muito diferentes. Podemos pegar uma palavra e simplesmente adaptar a fonologia, mas há línguas que não adaptam e, sim, criam uma palavra nova. Se para nós “futebol” remete à goleada da Alemanha, outros idiomas podem inventar um verbete totalmente diferente para falar do esporte ou adaptar com a pronúncia própria.

Sabia dessa? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Superinteressante
Tecnologia do Blogger.