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Aniversário de Henry Ford

João Pinheiro + fontes
Você já deve ter ouvido esse nome, ou pelo menos a marca por ele criada. Henry Ford foi um dos idealizadores da produção industrial como temos hoje. Veja só!


Industrial norte-americano, nascido em uma fazenda em Wayne County, Michigan, em 30 de julho de 1863. Conhecido pelo pioneirismo da produção em série na indústria automobilística, a grande alavanca da produção industrial moderna.

Educado na escola distrital de Greenfield, nas proximidades de Wayne County, desde cedo interessou-se por mecânica tendo abandonado a escola aos 15 anos, quando se mudou para Detroit, e aos 16 anos empregou-se como aprendiz na oficina de um vendedor de máquinas.

Entre 1888 e 1889 foi mecânico e, mais tarde, chefe de mecânicos da Edison Illuminating Company, sendo responsável pela manutenção do serviço elétrico da cidade.

Assim, estavam dados os primeiros passos para a carreira de um dos maiores empreendedores do século XX.

Nas horas vagas, planejou e construiu peça por peça um automóvel. Em 1893, ano em que nasceu seu filho, Edsel Bryant Ford, terminou de construir seu primeiro automóvel, um veículo movido a gasolina.

Acionista minoritário da companhia Detroit Automobile, viu-se impedido de pôr em prática seus ambiciosos projetos e, por isso, fundou em 1903 a Ford Motor Company, que foi dirigida por seu filho e por seu neto, Henry Ford II.

Ford introduziu em sua empresa a técnica da fabricação de automóveis em série, em concorrência com a empresa Selden. Assim, começou a utilizar peças padronizadas, reduzindo consideravelmente o custo dos carros até o irrisório preço de US$ 290 no ano de 1924. Para melhorar a produtividade e a estabilidade dos seus empregados, duplicou seus salários e, desta forma, ser um funcionário da Ford tornou-se um privilégio. Resultado: os lucros duplicaram entre 1914 e 1916. É interessante notar que isto ocorreu em plena Primeira Guerra Mundial.

As técnicas de produção em série foram adaptadas e utilizadas nos mais diversos setores da indústria e tornaram seu criador admirado em todo o mundo, mesmo nos países de economia planificada, pela contribuição que prestou à modernização das técnicas de produção.

Projetou o modelo de carro mais popular dos primeiros anos da indústria automobilística, o Modelo T, conhecido no Brasil como o “Ford Bigode”.

Pagava salários acima do mercado para seus operários, mas proibia sua sindicalização. O famoso pai da indústria automobilística morreu em Dearborn, Michigan, em 7 de abril de 1947, com 83 anos.

Fordismo, a produção em série


Fordismo é o nome dado ao modelo de produção automobilística em massa, instituído por Henry Ford.

Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto.

Os primeiros automóveis surgiram na segunda metade do século XIX. No entanto, eram tão lentos na locomoção que se igualavam às carruagens. Foram os motores a combustão desenvolvidos pelos alemães Benz e Daimler, na última década do século XIX, que incentivaram o rápido aperfeiçoamento dos automóveis.

No Fordismo, a fabricação em série implicou na queda da qualidade dos veículos. Em contrapartida, o carro ficou mais barato, tornando-o um meio de transporte acessível às pessoas. Essa cadeia de montagem em massa se intensificou na segunda década do século XX.

A popularização do veículo particular estimulou as pesquisas para o aprimoramento e melhorias de rendimento [aumento de aceleração, velocidade, capacidade de carga], o que se traduziu no surgimento de novos problemas [freios, aerodinâmica, peso]. Assim, as montadoras iniciaram a corrida para oferecer novidades e captar clientes.

Quando ocorreu a crise de energia nos anos 70, houve um investimento maior das montadoras em fabricar automóveis de baixo consumo, de modo a atender a necessidade dos condutores de veículos daquela época. Na década de 80, elas introduziram o universo da eletrônica no mundo do automóvel.

O Fordismo é utilizado até hoje na fabricação de automóveis. Foi e continua sendo o único modelo de produção capaz de atender a demanda exigida pela sociedade atual.

Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência...”Henry Ford

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Fonte: Brasil Escola; Info Escola; Pensador
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