recent

Titulo

Qual a diferença entre neve e geada?

João Pinheiro + fontes
Por não ocorrerem com tanta frequência no Brasil, pouco sabemos sobre esse assunto, mas você conseguiria dizer a diferença entre neve e geada? Pois o Curioso e Cia. traz a resposta pra outra #DúvidaCruel!


Os dois fenômenos aparecem quando o vapor d’água passa para o estado sólido; a diferença é que em cada um deles o processo acontece em lugares distintos, com temperaturas também diferentes. A neve surge nas nuvens, quando o vapor d’água das grandes altitudes se transforma em cristais de gelo.
Se o cristal de gelo passar por faixas de ar acima de 0 ºC, ele derrete e cai na forma de chuva ou de garoa, diz o geógrafo Cláudio Marcus Schmitz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)...
Já a geada é formada no chão e não no céu, quando o vapor d’’água próximo ao solo congela, dando origem a uma camada de pequenas agulhas geladas. Para que ela ocorra, a temperatura do ar deve cair abaixo de zero.

O tipo mais comum é a chamada geada branca, que congela apenas a parte superficial das plantas, queimando as folhas e prejudicando o seu desenvolvimento; Mais grave é a geada negra, que acontece quando os termômetros atingem marcas em torno de -10 graus, com a qual o frio mata os vegetais porque congela também os vasos internos que conduzem a seiva...”

Tanto a neve quanto as geadas podem ocorrer no Brasil, mas nevascas são raras: em média, há duas por ano, sempre em terras com mais de 800 metros de altitude no Sul do país, ou em planaltos acima de 1.500 metros na região Sudeste.

As geadas são bem mais frequentes e sua área de ocorrência também é maior. Além do Sul e do Sudeste, também o Centro-Oeste é atingido pelo problema, normalmente após a passagem de alguma frente fria nas noites mais longas do inverno. Em geral, as plantações de café e de frutas cítricas são as mais devastadas pelas geadas em território brasileiro. A neve, por outro lado, não costuma ser tão destruidora.

“As nevascas brasileiras não geram grandes camadas geladas sobre o solo, pois derretem rapidamente, antes de sufocar a vegetação”, afirma Cláudio.

Sabia dessa? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Mundo Estranho
Tecnologia do Blogger.