recent

Titulo

“Terminator”, o plástico que se regenera sozinho

João Pinheiro + fontes
Quem diria que é mostrado no filme poderá realmente ser feito!! Pesquisadores espanhóis criaram um plástico que se regenera sozinho! Mágica, milagre, ficção científica, descubra essa história...


Texto por Lívia Aguiar (Superinteressante) link
Assim como o androide T-1000 do filme O Exterminador do Futuro 2, o plástico inventado pelos cientistas da IK4 Cidetec, na Espanha, volta sozinho à sua forma original quando cortado. Tudo bem que o processo de “regeneração” demora duas horas, mas ainda sim o feito é impressionante.

Quando esse polímero é cortado, seus dissulfetos se redistribuem de volta à forma original e o material consegue voltar a 97% de sua forma original naturalmente, em temperatura ambiente. E quando puxado com as mãos, não se rompe novamente.

Não é uma mera coincidência que esse plástico foi chamado de “Terminator”, o nome do filme “O Exterminador do Futuro” em inglês. Relativamente barato e de fácil reprodução, a empresa que o desenvolveu sugere diversos usos para o material, como na substituição de componentes de plástico, em materiais de construção, elaboração de biomateriais e até na indústria automobilística.

O próximo desafio da Cidetec é reproduzir essa tecnologia usando materiais mais duros, já que o “Terminator” é relativamente macio.

Já imaginou algo como isso? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Superinteressante
Tecnologia do Blogger.