recent

Titulo

Veja a carta que Gandhi enviou a Hitler

Mahatma Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução, enquanto Adolf Hitler foi o líder do Partido Nazista, responsável pelo início da Segunda Guerra Mundial. Veja o que Gandhi tentou fazer para evitar essa guerra.


A carta nunca chegou a seu destino final — e seria arriscado dizer que, se tivesse chegado, teria alguma possibilidade de mudar o curso da história [terrível] que estaria por vir. Mas não podemos dizer que ele não tentou:

Mahatma Gandhi, o líder pacifista que comandou o processo de independência da Índia, mostrou que era capaz de sonhar mais alto do que qualquer música de John Lennon e enviou uma carta para Adolf Hitler, pedindo que este evitasse a guerra. A correspondência foi escrita em 23 de julho de 1939, quando a Alemanha do Führer estava prestes a invadir a Polônia e dar início à Segunda Guerra Mundial.

A carta, que nunca chegou ao seu destino, pois foi interceptada pelo governo britânico, diz, em tradução livre, o seguinte:

Índia, 23 de julho de 1939
Querido amigo,
Amigos têm insistido que eu lhe escreva para o bem da humanidade. Mas eu tenho resistido ao pedido deles, pois sinto que qualquer carta escrita por mim seria uma impertinência. Algo me diz que eu não devo hesitar e devo fazer meu apelo, pois talvez ele tenha alguma utilidade.
Está claro que hoje você hoje é a única pessoa no mundo que pode evitar uma guerra capaz de reduzir a humanidade a seu estado mais selvagem.
Devemos pagar esse preço por algo, por mais valioso que lhe pareça? Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de lado métodos de guerra e obteve considerável sucesso? De qualquer forma, peço desculpas antecipadamente, caso tenha errado em escrever para você.
Permaneço seu amigo,
M. K. Gandhi

Quer ver mais posts com curiosidades históricas? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Superinteressante
Tecnologia do Blogger.