recent

Titulo

Algumas curiosidades do Curioso e Cia.

Já que é nosso aniversário, vamos apresentar algumas curiosidades nossas. Por quê não? Somos um site de curiosidades, então vamos ver curiosidades. Veja abaixo o que é interessante sobre nós!


O início de tudo


No dia 14/02/2012 foi criado o Curioso e Cia., no momento um futuro site de curiosidades e informações gerais. A ideia já era antiga, mas começou a ser posta em prática com a postagem abaixo:
Bem-vindo ao Curioso e Cia. Este blog é totalmente ligado aos curiosos, que sempre querem aprender sobre tudo e todos. Com categorias para todos, queremos trazer até você o conhecimento de muitos, de modo que você saiba e também passe para alguém. Seja bem-vindo a esse blog.
Curte tudo? Aproveite! Inscreva-se. Todos os dias uma nova notícia, um novo aprendizado. De fotos a notícias, música a ciência, português a russo. Tudo num clique. Aproveite. Esperamos por você. As postagens começam a partir de 02 de abril de 2012. Aguarde...

O primeiro post


Nosso primeiro post não foi dos melhores que já tivemos, porém foi adequado à época do ano. Falamos nele sobre "Ovos de Páscoa: De onde vem e o que representam". Mesmo bem simples, desde aquela época, os posts tinham a introdução do Curioso:
Nada melhor que, nessa época, o Curioso & Cia começasse com uma matéria como essa. Os ovos de páscoa são uma "obrigatoriedade" nas festas de Páscoa. Mas por que um ovo representa essa data tão especial? Continue lendo e descubra...
Quando foi lançado, tinha o nome de Curioso & Cia, pouco usado nesse ano que passou. O texto também era bem informal, como se percebe acima. Todos os parágrafos eram juntos, sem espaços, dificultando a leitura. E tínhamos ainda o encerramento do post:
Não perca sexta-feira(06/04) o mais novo post do Curioso & Cia. Até lá...

Estranho, mas real. O mais curioso é que o post seguinte NÃO foi na sexta-feira (06/04), e sim no sábado. E nesse post, falamos sobre o Sábado de Aleluia:
Desculpem o atraso. Por questões meramente pessoais, não pude publicar o post da sexta-feira. O Sábado de Aleluia é o dia que precede a Páscoa. Será que você sabe sobre ele e sua importância para o cristianismo? Descubra...

E logo após esse, viemos com o começo da antiga sequência de posts, "Fatos Estranhos e Interessantes". No dia 12/04 (quinta-feira), ela começou:
O mundo nos proporciona cada coisa, né? Muitas delas são estranhas, engraçadas, alegres, curiosas. Veja se você já sabia sobre essas coisas...
> O nome completo da Barbie é Barbara Millicent Roberts.
> O leão do logotipo e das vinhetas da MGM matou seu treinador no dia seguinte às filmagens.
> Uma criança de apenas 6 anos reconhece aproximadamente 200 logos de empresas.
> UMA gota de óleo de motor pode poluir cerca de 25 litros de água.
> A língua é o músculo mais forte do corpo.
> A empresa SONY chamava-se TOTSUKEN.
> A maioria dos clientes de supermercados passam 15 minutos antes de comprar qualquer produto.
> Icebergs flutuam por serem compostos por água doce, que é menos densa que a água salgada.
> A parte visível dos icebergs representa apenas 10% de seu total. O resto fica submerso.

Já nessa época, os "Fatos Estranhos e Interessantes" não tinham o menor sentido. Nome completo da Barbie; leão do logotipo da MGM matou o treinador; Sony chamava-se Totsuken; língua é o músculo mais forte.

Os grandes posts


Após esses posts iniciais, começamos a postar textos mais bem feitos e com temas de maior destaque. O primeiro deles foi sobre os 100 anos do Santos FC:
Como todos devem ter visto, o Santos F.C. completou seu centenário no último sábado (14/04). O Curioso & Cia. decidiu então homenagear o time alvinegro praiano. Será que você sabia sobre isso na continuação? Você é santista? Vejamos se sabe sobre seu time:
> A primeira partida disputada pelo Santos Futebol Clube foi em 22 de junho de 1912. As cores escolhidas para o uniforme foram o azul e branco em listras verticais e, entre elas, frisos dourados Só um ano depois o Santos se tornaria alvinegro.
> O Santos possui 3 hinos.
> Foi fundado no mesmo dia que o Titanic afundou.
> A primeira equipe a fazer mais de 100 gols em um Campeonato Paulista foi o Santos, em 1927. O feito só foi repetido quase 70 anos depois pelo Palmeiras no ano de 1996.
> O Santos é o único time de fora da Grande São Paulo a ter seu nome incluído em uma estação de Metrô da capital paulista - a estação Santos-Imigrantes da Linha 2 - Verde.
> O Santos foi eleito pela FIFA como o melhor clube das Américas do Século XX?
Quer saber mais sobre o Santos e os outros times do Brasil? Acompanhe o Curioso & Cia. para saber mais sobre o futebol e a história dele.

Depois, mostramos um pouco das várias 7 Maravilhas do Mundo (não são só 7 | veja neste link):
Vocês já devem ter visto ou, pelo menos, ouvido sobre as 7 maravilhas do mundo. Mas será que podemos dizer apenas 7 maravilhas? Veja o que mais é ou foi considerado uma das 7 maravilhas do mundo.
No mundo, não existiram apenas 7 maravilhas. Temos as 7 maravilhas do mundo antigo, as 7 maravilhas do mundo moderno, as maravilhas da Era Medieval, entre outras. Vamos conhecer sobre cada uma delas.

Tivemos o post sobre o Dia do Trabalho:
Esta terça é 1º de maio, Dia do Trabalho. Todos ficam empolgados com o feriado prolongado, não é mesmo? Mas por que surgiu o Dia do Trabalho? Descubra...

E depois do post acima, tivemos o nosso mais importante, como você pode ver neste link:
A próxima postagem do Curioso e Cia. seria na quinta, mas hoje há um motivo especial. Há 18 anos, o Brasil está sem Ayrton Senna, um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1, quem sabe o melhor.
Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de março de 1960, no bairro de Santana, em São Paulo. Sempre adorou automobilismo. Seu primeiro kart foi feito pelo próprio pai, com um motor de cortador de grama. Começou a competir oficialmente no kart aos 13 anos. Em 1981, começou a competir na Fórmula Ford inglesa. Um ano depois foi campeão europeu e inglês na Fórmula Ford 2000. Em 1983, ganhou o título inglês da Fórmula 3. Começou a chamar a atenção de várias equipes da Fórmula 1.

#MaisPorques


Em junho, o Curioso e Cia. lançou a sua campanha #MaisPorques. Ela consiste em divulgar e incentivar a curiosidade e o interesse em saber mais. Mesmo que na época, o conteúdo não estivesse totalmente correto, a ideia continua sendo a mesma:
Por que os "porquês" são importantes?
Se você prestou atenção, eu usei um "por que" no título do post. Mas por que destacar essa palavra num blog de curiosidades? Afinal, não é blog de Língua Portuguesa né?
Importância dos "porquês"
Imagine a conversa de dois amigos:
- Oi amigo, tudo bem?
- Não amigo, não estou bem.
- Por quê, amigo?
Imagine que está numa aula de história:
- Hitler foi ditador da Alemanha e era a favor do Nazismo.
- Mas professor, por que Hitler criticava o Capitalismo?
Imagine qualquer tipo de conversa:
- Por que as plantas são verdes?
- Porque elas são formadas por uma substância que é verde.
Percebeu? O "porquê" existe em nossas vidas todos os dias. Uma das principais metas do Curioso e Cia. é despertar o "porquê" escondido dentro de você! Esse é o nosso convite. Porque o mundo não vive sem "porquês".

Os SUPER POSTS


Os SUPER POSTS do Curioso e Cia. começaram em julho. Criados para serem postados em todo primeiro post mês, iniciaram com o tema Férias:
Enfim, chegou o Super Post do Curioso e Cia. Bem, esse post está acompanhado de um vídeo, o primeiro do canal do Curioso e Cia. no YouTube. Também esse post é especial, pois exatamente há três meses, surgiu o primeiro post do Curioso e Cia. Esperamos que vocês gostem...
O mais interessante é que era nosso aniversário de 3 meses quando foi lançado no ar a publicação. O segundo SUPER POST foi diferente, mas vamos falar dele depois.

As Olimpíadas de Londres 2012


No dia 20/07, começamos a nossa cobertura do maior evento esportivo do planeta, as Olimpíadas, realizadas em Londres no ano passado:
Falta uma semana para a abertura das Olimpíadas de Londres 2012!! Aproveite o pique e acesse diariamente o Curioso e Cia. para saber tudo sobre o evento, desde curiosidades, dados, informações, resultados e quadro de medalhas. Até quarta-feira, acompanhe informações sobre o que vão ser os Jogos Olímpicos de 2012. A partir de quarta, começa a cobertura das disputas. Não perca essa chance.
O Curioso e Cia. é o BRASIL nessas Olimpíadas!
E seguimos com a cobertura:
21/07 - Escolha da sede...
23/07 - Esportes...
24/07 - Calendário...
25/07 - Resumo do Dia
(...)
31/07 - Resumo do Dia
01/08 - SUPER POST: Jogos Olímpicos
01/08 - Resumo do Dia
(...)
12/08 - Resumo do Dia
13/08 - Resumo Geral

Era Cubista


A nossa Era Cubista começou no dia 10/10, com o post "Fatos Estranhos e Interessantes #6":
Veja mais "Fatos Estranhos e Interessantes". O tema dessa vez é animais.
> Cães também tem impressões digitais! Elas se localizam no focinho.
> Há nada menos que 920,000 insetos, 6.000 répteis, anfíbios e 6,723 4,260 mamíferos no mundo.
> Caracóis andam no máximo durante um dia 10 metros (em superfícies lisas).
> Ursos coalas dormem cerca de 22 horas por dia.
> Um canguru de bebê permanece na bolsa da mãe por nove meses. Nasce numa fase muito imatura, quando tem apenas cerca de 2 cm de comprimento e pesa menos de um grama. Imediatamente após o nascimento do bebê, engatinha até o corpo da mãe e entra na bolsa e permanece lá até que seja grande.
> Há mais cupins que seres humanos.
> Se treinado, um pombo-correio pode transportar até 75 g em suas costas, a uma velocidade de 177 km/h.
Pois bem. Continuamos na nossa Era Cubista com alguns posts de destaque:
> O Horário de Verão
> Um pouco do Natal...
> Fatos Estranhos e Interessantes: Carnaval
> Vaticano, Papas e suas curiosidades
> Carro movido a café é o mais rápido do mundo
> Qual foi o último grande meteoro a cair num continente
> Você sabe o que é plasma?
> A história das gêmeas Abigail e Brittany Hensel
> Série Países: Chipre

A Série Países


A Série Países, do Curioso e Cia., tem um básico motivo: abrir os nossos horizontes. Estamos tão acostumados com a rotina brasileira, com o nosso estilo de vida, com o modo de agirmos e vivermos em sociedade. Então por que não conhecer outros países e culturas totalmente diferentes? Essa é a proposta do Curioso e Cia.

Lançada no dia 22/03/2013, começando pelo Chipre, a Série já possui vários posts prontos ou em desenvolvimento para vocês, como:
> Nepal
> Islândia
> Egito
> Grécia
> China
> Nova Zelândia
> Seychelles
> Itália
(...)
> Argentina
> Groenlândia
> BRASIL

Fatos rápidos


>>> PRIMEIRO POST
Ovos de Páscoa: De onde vem e o que representam

>>> MAIS LIDO
História do Refrigerante

>>> MAIS DIVULGADO
LONDRES 2012: Resumo Geral

>>> MAIS LEGAL
A história do Trololo...

>>> MAIS ESPORTE
Ayrton Senna

>>> MAIS SAÚDE
Que seres podem viver no corpo humano?

>>> MAIS HISTÓRIA
Inventos brasileiros e seus inventores

>>> MAIS HOMENAGEM
Nelson Mandela

>>> “BEST OF THE BESTS”
Esse vem sexta-feira! Aguarde...

Por fim, gostaríamos de agradecer a todos que nos acompanham pelo apoio e pelo interesse. Lembre-se, #MaisPorques! Eu #QueroVerNoCurioso muito mais posts divertidos, e você?
Tecnologia do Blogger.