recent

Titulo

Os cães de Moscou que gostam de andar de metrô sozinhos

EDIÇÃO: JOÃO PINHEIRO
Se você acompanha o Curioso e Cia. há algum tempo, deve saber que os animais gostam cada vez menos de andar a pé! Veja como exemplo o gato Casper e a labradora Eclipse, que preferem mais o ônibus que uma boa caminhada. Agora é a vez dos cães de Moscou, que, ao invés de dar um passeio pelas calçadas, gostam mais de ir pelo metrô. Veja só!


O metrô de Moscou, capital da Rússia, recebe diariamente centenas de pessoas como qualquer outro transporte público. Mas, entre eles, viaja um grupo de passageiros muito mais especial que os outros. São os cães de rua da cidade, que possuem uma capacidade incrível de transitar pelas estações, sabendo exatamente onde estão, por onde têm que seguir e a que lugar vão chegar. Como é possível? Há algumas teorias que buscam explicar esse fato.


Viajar pelo metrô não é uma tarefa fácil. De fato, quando pensamos nele, as primeiras imagens e sensações que nos vêm à cabeça são pessoas apressadas, um espaço reduzido e um barulho infernal. Frequentemente, essa experiência pode ser estressante. Mais ainda quando o fazemos em um lugar que não conhecemos. O risco de nos perder é grande. É claro, sempre podemos pedir informações ou buscar sinalizações.

Isso, entretanto, não é possível aos cães, que sequer têm seu próprio sistema para transmitir emoções e necessidades e, portanto, não são capazes de perguntar onde se encontram. Porém os vira-latas de Moscou não precisam consultar nada nem ninguém para saber onde estão. Eles já desenvolveram mecanismos únicos de localização, com os quais podem deslocar-se tranquilamente pelas linhas e estações da cidade sem perderem o rumo.

Estima-se que dos 35 mil cães que perambulam pela capital russa, cerca de 20 são capazes de usar o metrô sem preocupações. A explicação mais plausível para isso é o fato de que esses animais têm evoluído junto com o ser humano há centenas de anos e, assim, parte de nossa natureza os é familiar. Assim pode ter sido com o andar no metrô.


Cães com atitudes humanas... e algo mais


Os cães, por convivência, são capazes de interpretar nossos sinais. De certo modo, esta habilidade fez com que eles conseguissem se mover por um meio de transporte feito para humanos. Dito isso, é factível que os vira-latas de Moscou andam de metrô por nos estar copiando. Contudo, descrever como é que eles aprenderam não é tão simples quanto isto.

E, além de adotarem um ou outro comportamento de seus conterrâneos humanos, outros elementos, como seu desenvolvido olfato, estão imersos em seu senso de localização. Talvez haja aromas específicos de pessoas, alimentos ou do ambiente que os ajudem a se orientar. Entretanto, estudos científicos sugerem que os cães exploram outros estímulos sensoriais para fazer suas rotas, não só a captação de odores.

A audição também é primordial. Imagina-se que estes fascinantes animais possivelmente conhecem as estações por seus nomes, ao escutá-los e memorizá-los através dos alto-falantes dos trens. Se nossos mascotes são capazes de reagir quando os chamamos pelos nomes, é porque aprenderam a reconhecê-lo através de mecanismos de repetição... portanto, os cães do metrô de Moscou aprenderam palavras específicas para identificar seus rumos, uma teoria que, por mais estranha que pareça, vendo por esse lado, parece ter sentido.

Os vira-latas de Moscou são capazes de viajar de metrô, demonstrando aos humanos a capacidade dessas criaturas de se adaptar a um mundo desafiador para os mais desprotegidos. E, embora alguns já tenham sido maltratados ou espancados (por outras criaturas ainda não estudadas pela ciência), não perdem a confiança em seus melhores amigos, os humanos, e seguem seus caminhos pelos trens.


TRADUZIDO DE: SUPER CURIOSO
Tecnologia do Blogger.