recent

Titulo

É economica e ecologicamente sustentável criar óculos com restos de madeira?

“Qurious” on Quora
Recentemente, publicamos o post Óculos de restos de madeira feitos por brasileiros, divulgando as iniciativas da Zerezes, empresa brasileira que aproveita restos para criar as armações. Porém os produtos acabam saindo um tanto caros. Por isso vem a nossa pergunta:


É economica e ecologicamente sustentável criar óculos com restos de madeira?

A enquete foi adicionada ao Quora, site de discussões a respeito de diversos temas. Clique aqui para acessar a página com as respostas. Confira o Curioso e Cia. no Quora a partir do blog “Qurious” on Quora [em inglês].


Em resposta ao “Qurious” on Quora, o membro Alan Sloan respondeu que é possível sim criar os óculos sustentavelmente, principalmente se reciclar a madeira que seria descartada. A escala é muito, muito pequena, mas o efeito simbólico é grande quando podemos ajudar as pessoas a “ver” as questões maiores.

O horrível absurdo de descartar estes fragmentos “nobres” [belo termo, acrescentou] de organismos antes vivos é uma afronta à nossa inteligência natural. Claro, temos de converter outras formas de vida para vivermos, mas transformá-las em resíduos e sobras é estúpido e ofensivo, especialmente quando a causa é a ganância.


Existem várias dimensões para esse problema:

1. Ecológica: Se a madeira for largada para apodrecer, embora forneça abrigo e alimento para insetos e fungos, sua decomposição libera CO2 à atmosfera.
Quando transformado em um objeto útil de longa duração, mantém o CO2 fora do ar durante o tempo que durar o uso. Quando as armações se tornam inúteis ou irreparáveis, podem retornar para a natureza, garantindo uma eliminação ecológica.

2. Matemática: A equação básica da sustentabilidade é definida em algo próximo de B/I, em que B representa benefícios para a humanidade e I representa o impacto. Quanto maior a taxa, mais sustentável é a atividade.
O impacto pode ser ainda definido por I = P×A×T [para entender melhor, clique aqui] e medido por meio da Análise do ciclo de vida e expressado em termos de “Pegada Ecológica”.
B também pode ser expressa na mesma unidade [se considerarmos uma vida normal de cerca de 100 anos], fazendo com que o sistema de medição de sustentabilidade esteja logicamente integrado por meio da utilização de uma unidade comum.

3. Produtiva: O trabalho necessário para produzir estes óculos é provavelmente maior do que para uma armação de plástico. Isso significa um maior valor de mercado, embora, possivelmente, utilize uma menor quantidade de matérias-primas. O uso mais inteligente de menos recursos é a melhor maneira para a produção.

4. Vidro: Obviamente, os óculos precisam de lentes de vidro. Este é um problema, já que o vidro é ambientalmente muito caro, emitindo grandes quantidade de CO2 a cada 10 gramas de material produzido. Há algumas maneiras de se contornar esse fato:
↪ Fornecer vidro a partir de um forno movido a energia solar [Provavelmente há algum como esse, ele pergunta]. Com isso, criar uma produção de vidro óptico de alta qualidade que tenha um benefício maior para o ambiente do que outras, justificada pela busca por sustentabilidade.
↪ Criar e utilizar lentes padrão de leitura [graus padrão], que são úteis para várias pessoas, possibilitando o aproveitamento futuro dos óculos. A ideia é inventar um sistema de devolução em que o valor dos produtos aumenta à medida que envelhecem.
↪ Embora seja comercialmente “enganoso”, o princípio é o de aumentar a importância ao invés de diminuí-la nos objetos antigos. A medida irá desestimular o desperdício e motivar as pessoas a olhar para cada objeto como uma parte de um ambiente precioso.
↪ É importante ressaltar que também irá ajudar a justificar o alto preço de venda inicial, que certamente seria necessário para suportar uma operação de pequena escala.
↪ Trabalhar na produção de lentes de plástico, que podem ser mais baratas e fáceis de se fazer em impressoras 3D, com formatos padrão para atender às molduras de madeira, ou de alguma forma eficiente para reaproveitar as lentes de vidro nos padrões determinados.

O objetivo seria a criação de um mercado estávela demanda por óculos será efetivamente infinita —, mas a intenção é criar uma maneira de produzi-los sustentavelmente em um mundo finito. Isso pode não significar uma produção em massa, especialmente porque materiais reciclados tendem a ser de qualidade variável, exigindo o “toque do artesão” para trazê-los de volta em uso.

Deve-se treinar pessoas nas técnicas necessárias, mas também ter uma grande divulgação das motivações do projeto, confirmando que a aquisição possui um importante valor a longo prazo. Em contraste, os óculos que estou usando neste momento são produzidos em massa e serão jogados no lixo quando finalmente quebrarem daqui um tempo.

Gostou da opinião? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: “Qurious” on Quora
Tecnologia do Blogger.