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Daria para pilotar um F1 nas ruas de uma cidade?

João Pinheiro + fontes
Já pensou em levantar de manhã, tomar seu café, trocar de roupa e arrancar uma Ferrari, McLaren, Red Bull ou Mercedes? Parece ser impossível? Descubra a resposta de mais uma #DúvidaCruel!


Até daria, mas nem o carro nem o piloto teriam vida longa. O carro de F1 é feito para andar em alta velocidade, sem paradas, em um terreno liso, e não dura muito mais do que as duas horas de uma corrida — absolutamente o oposto de um carro de passeio.

Para início de conversa, os freios são feitos de carbono e só funcionam depois de aquecidos. Nas pistas, isso não é um problema, porque basta uma acelerada na volta de apresentação para botá-los em funcionamento. Mas nas ruas não seria possível acelerar a 250 km/h antes de encontrar uma curva, uma fila de carros ou um sinal vermelho. E não pára por aí. Veja outras situações complicadas:

QUEBRA TUDO: Como o asfalto das pistas é lisinho, os carros de F1 podem ter uma suspensão bem dura, o que evita que o carro “pule” demais e perca a estabilidade. Mas nas ruas ondulação é o que não falta. Bastaria um buraco ou uma lombada para acabar com a suspensão do F1

SEGURA AÍ: Nas pistas de F1, os carros não precisam parar na ladeira. E como os carros só têm o que é realmente necessário para melhorar seu desempenho, eles não têm freio de mão. Por isso, seria impossível estacionar o carrão em uma rua minimamente inclinada

NÃO É UMA BRASTEMP: Nas pistas, o motor de um F1 é refrigerado pelo próprio vento que passa pelo carro. Não tem sistema de refrigeração como nossos carros, tampouco tem filtro de ar, afinal quanto mais ar no motor, mais potência. Andando devagar e parando a cada esquina, o motor iria “fumar”. Com ar sujo entrando no motor, sua vida útil não passaria de 800 km

UNIDOS VENCEREMOS: O F1 não tem chave. Ele é ligado com um motor de arranque externouma espécie de furadeira plugada na traseira do carro. Além disso, antes de ligá-lo, um dispositivo é conectado ao motor para aquecer suas partes mais sensíveis. Por isso, ligar o carro costuma ser um trabalho de equipe

MÁQUINA QUENTE: Os freios usados nos carros de F1 são superpotentes, mas só funcionam quando estão quentes. Ou seja, respeitando os limites de velocidade das ruas, o F1 passaria um bom tempo sem freios. Nas pistas, uma acelerada na reta é suficiente para fazê-los funcionar

SEGURA, PEÃO: A primeira marcha do F1 passa de 100 km/h. Por isso, arrancar com ele no meio do trânsito seria bem complicado! o motorista teria que usar muito da embreagem ou parar a uma distância enorme do carro da frente. Caso contrário, ele voaria na traseira dele

CARANGA DE PLAYBOY: O tanque de gasolina de um F1 é gigante, porque o carro bebe 1 litro a cada 2 km. Ou seja, além de coragem, seria necessário bastante dinheiro! Cerca de 300 reais para andar 240 km, enquanto um carro popular anda uns 400 km com R$ 100

VIRA, VIRA, VIRA: As rodas de um carro comum viram uns 25º, enquanto as de um F1 não passam de 15º. Por isso, os carros de passeio precisam de um espaço menor para fazer uma curva. Para entrar em uma ruazinha estreita, o F1 precisaria de duas etapas: você pararia no meio da curva, daria ré e viraria novamente o volante 

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Fonte: Mundo Estranho
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