recent

Titulo

#CuriosoNaCopa: Conheça a Copa do Rei Fahd

Faltam 6 dias, apenas SEIS DIAS, para o início da Copa das Confederações 2013, o evento-teste para a Copa do Mundo 2014. O Curioso e Cia. estará ligado na competição, antes, durante e depois dos jogos, com os posts do #CuriosoNaCopa! Por isso, a partir de hoje e até o sábado, estamos mostrando algumas informações e curiosidades das Copas das Confederações e das seleções participantes. Depois, mostraremos mais informações sobre os jogos, resultados e classificações. Acompanhe conosco também!

Para hoje, o Curioso e Cia. traz de volta para vocês a primeira Copa das Confederações, realizada em 1992, com o nome de Copa do Rei Fahd.


Se você é um grande e típico torcedor brasileiro, ficará decepcionado em saber ou lembrar que:

— O país do verde-amarelo nem classificado estava;
— Os grandes campeões foram nossos hermanos argentinos...

Brincadeiras à parte, a Argentina foi a grande campeã da primeira Copa do Rei Fahd. A Copa Rei Fahd de 1992 aconteceu na Arábia Saudita em outubro daquele ano. A Argentina, que venceu a Arábia Saudita por 3 a 1 na final. O torneio de 1992 foi o único a não apresentar uma fase com grupos e ter apenas quatro seleções participantes.

A Copa Rei Fahd teve todos os seus jogos disputados na cidade de Riad (capital saudita) e contou com a participação de quatro seleções: a Arábia Saudita (país-sede e campeão da Copa da Ásia de 1988), a Argentina (campeã da Copa América de 1991), a Costa do Marfim (campeã da Copa das Nações Africanas de 1992) e os Estados Unidos (campeões da Copa Ouro da CONCACAF em 1991). O formato da competição era simples. As quatro equipes foram divididas em duas chaves. O vencedor de cada partida disputavam a final e os perdedores disputavam o terceiro lugar.

No primeiro jogo das semifinais (disputado no dia 15 de outubro de 1992) a Arábia Saudita derrotou os Estados Unidos por três a zero, diante de um público de mais de 70 mil pessoas. No dia seguinte, a Argentina despachava a Costa do Marfim com implacáveis quatro a zero e uma bela atuação de Gabriel Batistuta. Depois que os norte-americanos despacharam os marfinenses com uma vitória de cinco a dois (com direito a gols de Cobi Jones e Eric Wynalda), argentinos e sauditas se preparavam para a finalíssima da Copa Rei Fahd cercados de expectativa.

No dia 20 de outubro de 1992, as seleções da Argentina e da Arábia Saudita adentravam o gramado do estádio Rei Fahd diante de um público de mais de 75 mil pessoas. Só que nem toda a força da torcida e nem toda a disposição dos "Falcões Verdes" foram capazes de parar a Albiceleste, que venceu a partida por três a um, com gols de Leonardo Rodríguez, Claudio Caniggia e Diego Simeone (com o folclórico Saeed Al-Owairan descontando para a equipe árabe).

O vídeo [narrado em espanhol] mostra todos os gols da partida.


Mas não pense que o Brasil não tinha representantes nessa copa. Nós tínhamos sim, o árbitro Ulisses Tavares da Silva! Ele apitou a semi-final entre EUA e Arábia Saudita! ;D

Acompanhe a Copa das Confederações no Canal JPCP! Participe pelo Facebook ou pelo Twitter com as hashtags #CuriosoNaCopa#CopaCJPCP. Entra aí:
Fonte: Wikipédia; Futebol & Cia Ltda
Tecnologia do Blogger.