recent

Titulo

Fatos estranhos e interessantes: Réveillon

Depois do Natal, entramos agora nas comemorações do Ano Novo (ou Réveillon). Por isso, o Curioso e Cia. foi atrás de algumas curiosidades para vocês que querem saber de tudo sobre essa festa. Veja agora...


O Dia do Ano Novo

Nem sempre se comemorou o Ano Novo no dia 1º de janeiro! Há dois mil anos, os babilônios festejavam a chegada de um novo ano no início da sua primavera, que equivaleria ao dia 23 de março do nosso calendário. Era o período do plantio de novas safras, do recomeço da vida. Os gregos celebravam o Ano Novo entre os dias 21 e 22 de dezembro.

A atual data só foi consolidada a partir de 1582, quando foi adotado universalmente (sobretudo por países cristãos) o calendário criado pelo papa Gregório VIII, chamado calendário gregoriano, e vigente até hoje. Anteriormente, os romanos já tinham escolhido o 1º de janeiro como data do início do ano, em 153 a.C.

Tem que cumprir!

As promessas feitas na passagem de ano, tão comuns e tão descumpridas, não são uma tradição recente. Os babilônios já as faziam há 4 mil anos. Mas em vez de resolverem levar uma dieta a sério ou parar de fumar, eles juravam de pés juntos que, tão logo acabassem as festas, devolveriam equipamentos de agricultura que haviam sido emprestados por amigos. Será que eles cumpriam?

Bebê, ops, Ano Novo

A ideia surgiu ainda com os gregos, por volta de 600 a.C. Nos rituais de homenagem a Dionísius, deus do vinho, um bebê era carregado dentro de um cesto durante o desfile, parte do ritual. O bebê representava o espírito da fertilidade e o renascimento anual do deus.

Réveillon?

A palavra Réveillon vem do verbo francês réveiller, que significa “acordar”. Neste sentido, quer dizer o “despertar do ano”. A palavra surgiu no século 17 para identificar eventos sofisticados (incluindo jantares) entre os nobres franceses, que ocorriam até depois da meia-noite, em vésperas de datas importantes. Com o tempo, essa comemoração ficou restrita ao Ano Novo. No século 19, o Réveillon começou a se disseminar nas colônias francesas e em locais influenciados pela sua cultura. A palavra e a comemoração logo foram adotadas pela corte e elites brasileiras, ainda no mesmo período.

Quanto barulho

Em todo o mundo, o momento da passagem de ano é marcado por muito barulho e estardalhaço: com muitos fogos de artifício, cornetas, buzinadas, gritos de alegria, etc. O motivo vem de antigas tradições que entendiam os ruídos como forma de afugentar os maus espíritos.

Tecnologia do Blogger.