SUPER POST: Eleições
No próximo domingo, dia 7, haverá as eleições municipais para prefeito e vereadores. As eleições não são ideias novas. Aprenda um pouco sobre esse modo de garantir a democracia e como escolher o seu candidato agora.
As eleições, conhecidas como o principal direito da democracia, são a forma de escolhermos quem governa nossa cidade, estado e país. Atualmente, a escolha de representantes políticos por meio do voto atinge somente a metade das pessoas no mundo inteiro. Dessa forma, podemos compreender que esse tipo de organização política não é comum ao estado de organização política de todos os países e culturas.
O surgimento das votações é datado de antes de Cristo, em Atenas (Grécia), que na época era uma cidade-Estado. Antigos acreditavam que as reformas de Sólon, no século VI a.C. maracaram o início da democracia, porém as reformas de Clístenes deram o surgimento do termo democracia. Por volta do século II a.C., os romanos tiveram a ideia de criar uma urna onde os votos fossem depositados. Antes disso, o voto era proferido publicamente. Entretanto, essa prática era recorrente entre os príncipes do Sacro-Império Romano-Germânico.
No Brasil, as eleições são realizadas através do voto direto, secreto e obrigatório. A primeira eleição no país é datada de 1532, na qual foi escolhido o representante do Conselho da Vila de São Vicente. Atualmente, são realizadas de dois em dois anos, sempre nos anos pares, e organizadas nas eleições federal e estadual (Presidente, Senadores, Deputados Federais e Estaduais e Governador) e eleições municipais (Prefeito e Vereadores). Sempre ocorrem no primeiro domingo de outubro, podendo haver segundo turno para os cargos do Poder Executivo (Presidente, Governador e Prefeito), realizado no último domingo do mesmo mês.
Este ano, ocorrerão as eleições municipais para eleger Prefeito e Vereadores. E para votar é bem simples. O primeiro voto é para o vereador. Na tela aparecerão 5 quadrinhos. É só digitar o número do seu candidato. Por exemplo: 98765. Aparecendo o nome e a foto correta, aperte o botão verde, onde está escrito confirma. O segundo voto é para o prefeito. Na tela aparecerão 2 quadrinhos. Digite o número do candidato. Por exemplo: 98. Novamente, se tudo estiver correto, aperte confirma. Se algo der errado, aperte o botão corrige e refaça seu voto. Se não quiser votar em alguém, aperte o botão branco. Após os dois votos, aparecerá a palavra fim e tocará um som. (Os números de candidatos citados no exemplo são inexistentes)
Escolha bem seu candidato, analise a história dele, o que já fez e o que pretende fazer. Vote pela sua cidade. Vote limpo. Uma campanha do Tribunal Superior Eleitoral.
TEXTO: João Pedro Pinheiro
VÍDEO: João Pedro Pinheiro
FONTES: Wikipédia; InfoEscola; História do Mundo