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Finalmente o Lexus hoverboard é lançado – será?

BBC, GIZMODO, HYPESCIENCE | EDIÇÃO: JOÃO PINHEIRO
O sonhado hoverboard da Lexus foi finalmente testado na última quinta. Mas não se anime muito, porque, provavelmente, ninguém terá um deles. Saiba por quê. Veja só!


O hoverboard que funciona em uma pista de skate especial foi apresentado pela montadora Lexus. Imagens reveladas pela empresa mostram skatistas testando o aparelho — e às vezes levando tombos. A filmagem foi feita em uma pista de skate perto de Barcelona, na Espanha.

O hoverboard possui ímãs poderosos que são esfriados a -197 ºC com nitrogênio líquido. Isso permite que a prancha flutue sobre uma trilha escondida na superfície da pista de skate.

A Lexus brincou com a nossa imaginação ao divulgar um hoverboard funcional. A empresa prometia uma prancha que poderia flutuar alguns centímetros acima do chão. Mesmo estando longe do que vimos em “De Volta Para o Futuro 2”, o fato fez o Marty McFly dentro de cada um de nós dar pulinhos de alegria.

Mas essa felicidade vai durar pouco: o hoverboard de fato existe e ele funciona mesmo. Só que ele foi feito apenas para o comercial [leia-se: não será comercializado] e está longe de funcionar como o do filme, ou até mesmo como um skate normal.

O hoverboard da Lexus está em desenvolvimento há mais de 18 meses por equipes na Alemanha e em Londres.

Ele flutua graças ao poder de supercondutores resfriados a nitrogênio líquido [por isso que ele solta fumaça pelos lados], algo mais ou menos parecido com os trens-bala do Japão.

O protótipo foi testado por skatistas profissionais em uma pista construída especialmente para o hoverboard em Barcelona.

Em outro vídeo divulgado pela empresa é possível ver a montagem do skate e também do “hoverpark”. Apesar de parecer que esses jovens estão se aventurando sobre cimento, na verdade, há uma pista magnética sob essa fina camada de madeira cinza.

Testes


A Lexus convidou jornalistas de diversos canais para testar o hoverboard. E mesmo que a ideia pareça incrível, na prática ela atinge resultados infelizes.

Conforme explica o Jalopnik, quando parada e sem ninguém sobre ela, a prancha chega a atingir cerca de 10 cm acima do chão. Quando o skatista profissional Ross McGouran fica sobre ela, a prancha flutua a 5 cm acima do chão, porém: “Como eu sou uns 40 kg mais pesado que McGouran, quando eu subo na prancha, o meu peso a deixa apenas 2,5 cm acima do chão, explica Robb Holland, do Jalopnik.

Além disso, por serem dois ímãs que controlam a flutuação, um de cada lado, a sensação quando se está sobre a prancha é a de estar caminhando sobre uma corda bamba. E caso o usuário não saiba distribuir bem o próprio peso por ela [o que ocorre bastante], os 2 cm não serão altos o suficiente para evitar que a base toque o chão. “O deslize suave que eu esperava ter ocorreu por apenas alguns instantes, já que me equilibrar provou ser o maior desafio, explica o repórter do The Verge.

Para flutuar, a prancha precisa ser resfriada; e para resfriá-la é usado nitrogênio líquido que pode atingir até -180 °C. Cada passeio com o hoverboard “carregado” dura cerca de 20 minutos, dependendo do peso do skatista e da temperatura ambiente.

Quando a prancha “descarrega”, é necessário preenchê-la com mais nitrogênio líquidoo que leva mais ou menos 20 minutos também.

Jogada de marketing


O The Verge aponta ainda que a prancha nem mesmo foi feita pela Lexus, mas, sim, por uma agência de publicidade contratada por ela. E, não, a prancha não será comercializada. Mesmo porque não existiriam lugares adequados para usá-la — não dá para levar o hoverboard para a uma pista de skate e utilizá-lo como um skate normal — e não dá para comprar nitrogênio líquido por aí da mesma forma que compramos galões d’água.

O hoverboard da Lexus, infelizmente, não passa de uma jogada de marketing da fabricante de veículos para promover a marca. A tecnologia existe, precisa avançar, mas existe. Ainda estamos longe de um skate igual ao de Marty McFly e não será a Lexus que vai trazer o hoverboard para o mundo real.



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Fonte: BBC Brasil; Gizmodo; Hypescience; The Verge
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