recent

Titulo

Uma ponte feita de papel e nada mais

MASHABLE | TRADUÇÃO: CURIOSO E CIA.
No maior estilo “Caçadores de Mitos”, um artista britânico criou uma ponte sustentada apenas por papel. Pois é, sem cola, sem pregos, sem grampos, nada. Apenas papel. Veja só!


Acredite ou não, essa ponte vermelha brilhante de 5 metros é feita apenas de papel. A construção, que arqueia sobre um córrego no vale de Grisedale, na região de Cúmbria [Reino Unido], não utiliza cola, parafusos ou outros meios de fixação e ainda pode suportar o peso de um homem [e seu cão]. E ela fica ainda mais forte quando chove.

Paper Bridge é uma instalação de arte ao ar livre criada pelo artista Steve Messam, aberta ao público até 18 de maio.

É composta por 22 mil folhas de papel, cuidadosamente empilhadas em conjunto sobre uma armação de madeira, posteriormente removida. Ela será enviada para reciclagem quando a exposição estiver completa.

A ponte foi inspirada por outras construções temporárias, incluindo a ponte de tubos de papelão, do arquiteto japonês Siguru Ban, na França.

No entanto, a estrutura de Messam não depende de fixação, mas, ao invés disso, sustenta-se sobre “os princípios da arquitetura vernacular, como os utilizados em muros e pontes de pedra espalhados pela Inglaterra”, segundo o artista.

“A ideia para a ponte saiu de uma conversa com fabricantes de papel cerca de quatro anos atrás e ficou presa na minha cabeça desde então”, contou Messam à Mashable.

Ele construiu várias versões de teste antes de se decidir sobre a versão final. “Eu construí muitos modelos ao longo dos anos para aperfeiçoar as partes e confirmar novamente a física envolvida”, disse ele.

Messam foi o primeiro a andar sobre a construção acabada.

“Ela oscilou mais do que imaginei, porém, depois de uma noite de chuva forte, as partes se juntaram mais e a ponte se tornou muito mais estável, contou o artista.



Dá até para fazer em casa [sqn!]! Comente aí! Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Mashable
Tecnologia do Blogger.