recent

Titulo

#CasaFuturista: 11 novas tecnologias nas casas

HABITISSIMO | EDIÇÃO: JOÃO PINHEIRO (SUGESTÃO DA CAMILA!)
As novas invenções para as casas futuristas não param de surgir. O Curioso traz a vocês algumas dessas novidades em mais um post da série #CasaFuturista, dessa vez com as novas tecnologias. Os dispositivos e serviços de uma casa estão cada vez mais automatizados e interconectados com a finalidade de facilitar nossas vidas. Conheça 11 dessas criações, que veremos muito em breve em nossas residências. Veja só!


Não pense no que você pode fazer pela sua casa, mas sim o que a sua casa pode fazer por você. Esse é um dos princípios da domótica, uma mistura de domus [casa, em latim] e robótica. Foi algo parecido que pensou Joel Spira, considerado o inventor da domótica, falecido em 8 de abril deste ano.

Os dispositivos e serviços de uma casa estão cada vez mais automatizados e interconectados com a finalidade de facilitar nossas vidas. No entanto, a mesma se encontra em processo de contínua evolução. É por isso que, nesse post, vamos olhar para o futuro que nos espera e mostrar como serão os lares dentro de alguns anos.

1. Leeo, o seu vigilante 24h


Se existe algo que não tem preço é a tranquilidade. E, precisamente, o Leeo Smart Alert Nightlight se encarrega de proporcionar isso atuando como um vigilante em sua casa.

Basicamente, esse dispositivo que chegou no mercado no início desse ano, encarrega-se de avisar quando algo não vai bem na sua casa.

Por exemplo, quando algum alarme da sua casa é acionado, Leeo é capaz de enviar um SMS ao seu celular e/ou avisar aos serviços de emergência.

Além disso também dispõe de um sensor de umidade e temperatura. Com a simples aparência de uma luminária noturna, esse dispositivo com conexão wifi tem a intenção de servir como adaptador para os velhos modelos de alarmes, e também ir melhorando sua funcionalidade através de atualizações.

2. Mesa “que ouve” e grava tudo


Inventada pelo The New York Times, a mesa que vemos nas imagens é um assistente que você jamais iria querer para uma conversa confidencial.

E o motivo disso é devido à sua funcionalidade, que é a de “anotar” detalhadamente todas as conversas que são realizadas ao seu redor.

A Listening Table é uma mesa de conferência inteligente desenvolvida pelo NYT Labs — o laboratório de ideias do prestigiado jornal nova-iorquino.

Ela foi idealizada com finalidades profissionais, mas a verdade é que a mesa abre um grande leque de possibilidades de uso. Que estudante, por exemplo, não desejaria ter uma dessas em casa para que faça as anotações por eles?

3. Geladeira que faz as compras


Já aconteceu com você de ir ao supermercado e não lembrar o que tem ou não tem na geladeira? Comigo sim e, com certeza, também com Koo Bom-Moo, CEO da LG.

Bom, com certeza a compra de supermercado dele é feita por outra pessoa, mas no caso a companhia sul-coreana idealizou para o resto dos mortais um eletrodoméstico que evita esse tipo de dor de cabeça.

A geladeira LG LFX31995ST [usemos, de agora em diante, “A Geladeira”] integra-se à linha Smart Thing e é capaz de controlar para você o inventário alimentício.

Ela não só está preparada para te indicar à distância quantos ovos ou leite restam em seu interior, como também envia uma fotografia dos mesmos. E se ainda acha pouco, ela possui um livro de receitas incorporado que indica o que você pode cozinhar com o que tem disponível dentro dela.

4. Robô de estimação


Apresentado por Cynthia Breazeal, professora do prestigiado MIT, como “o primeiro robô familiar do mundo”, Jibo é o mais parecido ao R2-D2 de Star Wars que você irá conhecer em um futuro próximo.

Com apenas 28 centímetros de altura, esse “robô de estimação” é capaz de contar histórias para as crianças, tirar fotografias quando posar para ele, realizar chamadas por vídeo quando é solicitado, atuar como assistente pessoal, lembrando você de seus compromissos e mostrando vídeos.

Tudo isso fazendo uso de uma voz especialmente suave e com movimentos graciosos mostrando um assombroso nível de interação.

Ainda que, a princípio, seja somente um protótipo, encontra-se em processo de finalização por meio do Kickstarter. E não pense que somente estará ao alcance dos mais afortunados: estima-se que seu preço de saída no mercado seja de US$ 500.

5. “A Força” [nos pulsos]


Depois de superada a onda da Power Balance, um novo tipo de pulseira está esperando para dominar o mercado. Falamos das Reemo, um gadget que o converterá em um “ser onipotente” dentro da sua casa.

Ainda não estão à venda, espera-se que isso aconteça no próximo verão, mas já podem ser pré-reservadas, e prometem oferecer um grande controle sobre sua casa de uma maneira gestual.

Com a pulseira Reemo, você poderá controlar quase qualquer aparelho elétrico apenas apontando com a sua mão em sua direção.

Apesar de já existirem outros dispositivos que permitem que você faça o mesmo, a ideia desta pulseira supera por sua funcionalidade.

6. Fechaduras via celular


Se o progresso já conseguiu que você não precise mais de chaves para ligar seu carro, como não iria conseguir o mesmo com a sua casa?

Isso é o que busca a Lockitron, empresa que desenvolveu o Bolt: uma fechadura que se conecta ao telefone celular e que pode abrir e fechar sua casa unicamente arrastando o dedo pela tela de seu aparelho.

Conectada ao mesmo por bluetooth, a fechadura automatizada inclusive tem a capacidade de se abrir somente notando sua presença ao seu redor.

7. Capa para colchão que monitora o sono e prepara o café


Esqueça qualquer acessório que conheça para controlar seu descanso, a Luna chegou para reinar. Sob o aspecto de uma simples capa para colchão, encontra-se um potente cérebro que zela por garantir um sono profundo e prazeroso.

Equipado com potentes sensores e sempre conectada a seu smartphone, a capa é capaz de monitorar seu ritmo cardíaco, respiração, padrões de sono e, inclusive, roncos.

Além disso é capaz de regular sua própria temperatura em duas partes individuais, a fim de que cada um dos ocupantes da cama tenha a temperatura como preferir.

Também tem um serviço de despertador capaz de detectar em qual momento você encontra-se em uma fase leve de sono, tornando seu despertar mais fácil.

Se não bastassem todas essas funcionalidades, ela ainda está preparada para interagir com outros dispositivos via wifi para apagar as luzes, fechar a porta quando você dormir, e até ainda pedir à cafeteira que comece a funcionar quando você acordar.

8. Botões portáteis para comandar a casa


Qual a necessidade de ter o seu telefone celular a mão a todo momento? Para evitar isso e ainda assim aproveitar as suas funcionalidades, existem os Flics.

Financiados no IndieGoGo, tendo alcançado 801% da receita necessária, esses botões sem fios permitem que você ative funções predefinidas de seu smartphone.

Assim você pode ligar para um determinado número sem tocar no telefone, tirar uma foto sem a necessidade de utilizar o timer ou fazer com que ele toque para localizá-lo quando não souber onde está.

Além disso, permite a integração com apps de terceiros, para, quem sabe, controlar as luzes da casa ou ligar o ar condicionado.

Cada um dos botões Flic, que a principio custam US$ 5, é capaz de dar três ordens por meio de um clique, duplo clique ou mantendo-o pressionado.

9. Fachada metamórfica


Não fica muito longe o futuro no qual poderemos configurar a fachada de nossas próprias casas. Tanto é assim que já existe essa possibilidade graças às fachadas cinéticas.

As imagens desse dispositivo que vemos é obra dos arquitetos Giselbrecht e Partners. Ela é capaz de articular suas janelas para deixar a luz entrar ou não, de acordo com o gosto do proprietário da casa.

Dessa maneira, seus módulos individuais podem ser abertos e fechados em diferentes graduações, colocando à disposição de seus habitantes infinitas possibilidades da vista que o exterior da casa oferece.

10. Lâmpadas multicoloridas


As simples lâmpadas de baixo consumo, um standard atual no que se refere a iluminação, ficarão obsoletas diante das possibilidades que oferecem as Lifx.

Com um consumo energético 10 vezes menor do que as lâmpadas convencionais, essas lâmpadas vem equipadas com wifi e são capazes de brilhar em uma gama de 16 milhões de cores.

Sua instalação não requer nada mais do que ser rosqueada e depois descarregar uma aplicação com a qual você pode controlar suas possibilidade de iluminação.

Com o sistema Lifx, você poderá controlar as luzes da sua casa de qualquer lugar do mundo, escolher o brilho das lâmpadas de cada dormitório individualmente ou inclusive ser notificado da recepção de uma mensagem em seu celular através do piscar das luzes.



Ana Camila Vieira é designer de interiores e enviou este post ao Curioso. Veja mais do trabalho dela ou entre em contato acessando este link!



Qual desses você usaria primeiro? Comente aí! Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Habitissimo
Tecnologia do Blogger.