recent

Titulo

#LugaresCuriosos: Mina de Naica

 RENIALISON DINIZ | EDIÇÃO: JOÃO PINHEIRO
Vamos falar sobre um lugar simplesmente surreal. Sabe aqueles cenários de jogos incríveis? Pois é, a maioria deles não existem na vida real. Hoje eu trago mais um. Conheçam a Mina de Naica e sua “Caverna de Cristal” na quinta postagem da série #LugaresCuriosos, de Renialison Diniz. Veja só!


Localizada em Naica, no estado mexicano de Chihuahua, a mina é conhecida pelos seus cristais extraordinários. Em grutas gigantes os exploradores encontraram cristais de selenite com mais de um metro de diâmetro e quinze metros de comprimento. Conhecida como a Gruta dos Cristais Gigantes, encontra-se a 305 metros de profundidade.

Essas grutas possuem temperaturas de até 60°C e umidade em torno dos 100%, o que torna a mina de Naica um berço para cristais gigantes. Simplesmente um lugar além da imaginação, além de qualquer sonho...

Os maiores cristais foram encontrados na “Gruta das Espadas”, descoberta em 1912, que também faz parte do sistema de cavernas da mesma mina.

Alguns desses cristais estão em exposição na instituição americana Smithsonian. Atualmente, a companhia de mineração local restringiu a visitação das cavernas, já que caçadores de minerais destruíram passagens e quebraram as câmaras por duas vezes, desde que foram descobertas. Além do calor, o ambiente é bastante perigoso.

Os cientistas acreditam poder explicar a razão pela qual os cristais de gesso encontrados perto da cidade de Chihuahua, no norte do México, chegam a alcançar mais de 11 metros de altura. Eles analisaram pequenas quantidades de fluido contido nos cristais e descobriram que a solução se manteve durante muito tempo dentro de uma faixa de temperaturas muito estreita e estável.


Com 290 metros de profundidade, a Gruta dos Cristais exibe estruturas que chegam a medir mais de 15 metros de altura. Descoberta no ano 2000, a cavidade é uma das maravilhas naturais do México. Já a Gruta das Espadas, encravada a 120 metros de profundidade, tem um volume maior de cristais, mas as estruturas chegam a apenas um metro de altura.

As estruturas são compostas por sulfato de cálcio hidratado, geralmente quebradiço e de cor branca, formado junto com outros minérios há mais de 20 milhões de anos, resultantes da atividade vulcânica.



Conhecia esse lugar? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Renialison Diniz
Tecnologia do Blogger.