recent

Titulo

CO₂ e o Efeito Estufa

João Pinheiro + fontes
Não é de hoje que ouvimos falar dos maus do CO₂. O dióxido de carbono é um dos vários gases presentes na nossa atmosfera e é grande responsável pelo aquecimento global. Entenda um pouco mais sobre esses problemas com esse post do Curioso e Cia.


O Efeito Estufa


Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.

Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO₂.

O clima da Terra é um produto de interações complexas da atmosfera, oceanos, calotas glaciais, seres vivos e até mesmo rochas e sedimentos. Quando o sistema climático está em equilíbrio como estava antes da Revolução Industrial, que gerou um grande aumento das emissões de gases-estufa, a radiação solar absorvida encontrava-se em equilíbrio perfeito em relação à radiação emitida para o espaço pela Terra e atmosfera. Os fatores que alteram este equilíbrio mudando o clima são chamados de agentes de coerção radioativa, entre estes agentes estão os gases-estufa.

O consumo de combustíveis fósseis derivados do petróleo, por exemplo, apresenta um impacto significativo na qualidade do meio ambiente. A poluição do ar, as mudanças climáticas, os derramamentos de óleo e a geração de resíduos tóxicos são resultados do uso e da produção desses combustíveis. A poluição do ar das grandes cidades é, provavelmente, o mais visível impacto da queima dos derivados de petróleo. Nos EUA, os combustíveis consumidos por automóveis e caminhões são responsáveis pela emissão de 67% do monóxido de carbono [CO], 41% dos óxidos de nitrogênio [NOx], 51% dos gases orgânicos reativos, 23% dos materiais particulados e 5% do dióxido de enxofre [SO2].

Além disso, o setor de transportes também é responsável por quase 30% das emissões de dióxido de carbono [CO₂], um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente, tendo alcançado, pela primeira vez, em 2013, 400 ppm [partes por milhão].

Em entrevista no ano passado, Christiana Figueres, diretora da ONU para o Clima afirmou que "com 400 ppm de CO₂ na atmosfera, superamos o limite histórico e entramos em uma nova zona de perigo". Ela também disse que "o mundo tem que acordar e perceber o que isto significa para a segurança dos seres humanos, para seu bem-estar e seu desenvolvimento econômico".

O tema "efeito estufa" é bem difundido nos mais variados meios de comunicação do mundo, além de revistas científicas e livros, no entanto a explicação é razoavelmente simples.

Em razão de os gases se acumularem na atmosfera, a irradiação de calor da superfície fica retida na atmosfera e o calor não é lançado para o espaço; dessa forma, essa retenção provoca o efeito estufa artificial. Abaixo um esboço de como ocorre o efeito estufa natural e artificial ou provocado pelo homem.

O efeito estufa é também gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.

O CO₂ e sua ligação com o efeito estufa


As atividades humanas que utilizam a combustão de combustíveis fósseis, como carvão, gás natural ou petróleo liberam um alto volume de dióxido de carbono [CO₂]. O corte e queima de florestas são particularmente prejudiciais, já que cada árvore absorve CO₂ durante a sua vida, o qual é armazenado na sua biomassa. Quando uma árvore é cortada, o CO₂ armazenado volta a atmosfera. O resultado é um aumento do efeito estufa.
>>> Antes de continuar... o que é o dióxido de carbono?
O dióxido de carbono (também conhecido como anidrido carbônico ou gás carbônico) é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono. A representação química é CO₂. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754.
Estruturalmente o dióxido de carbono é constituído por moléculas de geometria linear e de carácter apolar. Por isso as atrações intermoleculares são muito fracas, tornando-o, nas condições ambientais, um gás. Daí o seu nome comercial gás carbônico. Esse gás é exalado dos seres humanos e dos animais e é utilizado pelas plantas.
O efeito da maior concentração de CO₂ na atmosfera é um agravamento do originalmente benéfico efeito estufa, isto é, tende a ocorrer um aumento da temperatura maior do que o normal; um aquecimento global.

Em outras palavras, a temperatura global tende a subir, podendo trazer graves consequências para a humanidade.

O relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas [IPCC] de 2001 mostrou que o nível total de emissão de CO₂ em 2000 foi de 6,5 bilhões de toneladas.

Entre 2002 e 2003, a taxa de acumulação de gás carbônico [CO₂] na atmosfera da Terra aumentou acentuadamente, levantando entre os cientistas o temor de que os efeitos do aquecimento global possam se manifestar mais rapidamente do que o esperado.

Os níveis de CO₂ aumentaram mais de 2 ppm ao longo dos biênios 2001/2002 e 2002/2003. Nos anos anteriores, essa taxa de crescimento havia sido de 1,5 ppm, o que já era um fator elevado. As variações grandes na concentração de CO₂ estão associadas com picos de atividade industrial, que intensificam a queima de petróleo e derivados, ou a anos de atuação mais intensa do El Niño, quando a liberação de carbono por decomposição de árvores supera a retirada de carbono do ar pela fotossíntese. Entretanto, neste período, o El Niño não esteve ativo, não podendo ser responsabilizado pelo aumento da concentração de CO₂.

O incremento na taxa de gás carbônico na atmosfera foi detectado pelo grupo de pesquisa liderado pelo Dr. Charles Keeling, da Universidade da Califórnia em San Diego, que monitora, desde 1958, as concentrações de gás carbônico em pontos afastados de fontes de poluição, como o vulcão extinto Mauna Loa, no Havaí.

O salto recente também foi detectado em outras estações de medição, como na Irlanda e na ilha norueguesa de Svalbard, no Ártico.

A importância das árvores


As árvores capturam mais de 10% do dióxido de carbono (CO₂) gerado por atividades humanas, mesmo quando se leva em conta todas as emissões decorrentes do desmatamento.

A conclusão consta em um estudo divulgado em 15 de julho de 2011, na revista Science, e sugere que as florestas mundiais têm um papel maior do que se imaginava no combate às mudanças climáticas.

Já se sabia que as árvores, ao crescerem, capturam grandes quantidades CO₂, um dos principais gases do efeito estufa. Mas até agora não havia sido possível calcular quanto de carbono as árvores absorvem em diferentes partes do planeta, e qual é o total global de gases liberados na derrubada e queima das matas.

O estudo discrimina a capacidade de absorção nas florestas tropicais, temperadas e boreais. "Esta análise coloca as florestas em um nível de importância ainda mais elevado na regulamentação do CO₂ atmosférico", explicou à Reuters Pep Canadell, um dos autores do estudo e diretor do Projeto Carbono Global, ligado à Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth, na Austrália.

Uma grande surpresa foi o fato de que florestas recém-replantadas nos trópicos são muito mais eficazes do que se pensava na absorção do CO₂, totalizando quase 6 bilhões de toneladas do gás, aproximadamente a emissão total dos EUA em um ano. Para Canadell, isso mostra que alguns países abrem mão de grandes benefícios do programa Redd [Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação] ao menosprezarem as oportunidades geradas pela recuperação florestal.

Como vimos, as árvores não neutralizam a mesma quantidade de carbono igualmente. A capacidade de sequestro de carbono do ambiente muda e, mesmo em uma única espécie, ocorrem variações significativas provocadas pelo regime de chuvas, entre outros fatores.

As árvores que mais retiram CO₂ da natureza são a figueira, o jequitibá e o jatobá. Como os reflorestamentos para compensar as emissões do gás são feitos em áreas muito extensas, o correto é reunir, no mínimo, 80 espécies nativas.

Embora cada planta sequestre carbono em quantidades diferentes, o valor médio de captura é 190 quilos de CO₂ por árvore, a uma concentração de 1666 árvores por hectare.

O cálculo para verificar a quantidade de carbono absorvido é feito com equações alométricas, que levam em conta o diâmetro e a altura da árvore.

Programas de neutralização do CO2 na internet


É indiscutível que a preservação das florestas é um componente essencial para o equilíbrio climático. Atualmente as florestas absorvem cerca de um terço das emissões globais de CO₂.

A fim promover uma redução da emissão de CO₂, o Guiato criou a campanha Gesto Verde, a qual tem como objetivo plantar 1,000 árvores nativas no Brasil. Ao colocar o selo “Meu blog é neutro em CO₂”, muitos blogueiros podem contribuir para a restauração da mata nativa brasileira.

Sabia que um blog produz quase 3,6 kg de dióxido de carbono por ano? A maioria dos blogueiros não sabe.

O objetivo do Guiato é plantar 500 árvores nativas no Brasil, e para isso precisam da participação de 500 blogueiros. Participe agora, e garanta o plantio de uma árvore para que seu blog seja neutro em CO₂. Quanto mais blogueiros como você participam, mais árvores são plantadas.

Colocando o selo “O meu blog é neutro em CO₂”, você colabora com a restauração da biodiversidade brasileira e neutraliza a emissão de carbono do seu blog. Para cada blog que coloca o selo, uma árvore é plantada. Em parceira com o Programa Plante Árvore do Instituto Brasileiro de Florestas [IBF], o objetivo do Guiato é restaurar áreas desmatadas através do plantio de mudas nativas na região de Apucarana, no Paraná. Além disso, a Gesto Verde faz parte de uma rede internacional de iniciativas baseadas no mesmo modelo, as quais já plantaram mais de 3 mil árvores na Europa.

A sua ação virtual de neutralizar as emissões de CO₂ do seu blog representa um gesto real na direção certa. A preservação ao meio ambiente é uma atitude não só necessária, mas também possível — e sem muito esforço.

Já o projeto “Adesivo Verde, Plante Árvores” pretende conscientizar as pessoas sobre a importância da reflorestação. E utiliza a internet para difundir a ideia. Para cada post feito em blog para divulgar a campanha, será plantada uma árvore.

Para participar, basta postar no seu blog ou site com o tema “Adesivo Verde, Por Favor” e inserir uma chamada final para outras pessoas participarem, com o link do projeto colado no final do texto. Os organizadores sugerem o título: “Conheça o Adesivo Verde, plante árvores e neutralize o CO₂”.

Depois, basta enviar um e-mail para adesivoverde@adesiva.me com o link do post e a árvore será plantada. O projeto é uma parceria entre o AdesivaMe e o SOS Mata Atlântica.

O objetivo era plantar 100 árvores até o final do ano de 2013. Cada site ou blog só pode fazer uma postagem com o tema.

Faça parte dos projetos em:

Meu blog é neutro em CO₂

A partir de uma recomendação anônima para o blog http://marciodupont.blogspot.com, feita no Ask.FM do Curioso e Cia., tomamos conhecimento dos projetos e decidimos participar. Portanto, a partir desse post, o Curioso terá os selos de “blog neutro em CO₂” e “plante árvores”.

Vai participar também? Fique ligado no Curioso e Cia. Veja outros posts como esse ou sugira um outro por e-mail, por mensagens do Facebook, pelo Twitter com a hashtag #QueroVerNoCurioso ou pelo Ask.FM. Entra aí:
Fonte: Guiato Gesto Verde; AdesivaMe Adesivo Verde; Catraca Livre; BiodieselBr; Laboratório de Proteção Florestal UFPR; Wikipédia; Sua Pesquisa; EcoD; Planeta Sustentável; Brasil Escola
Tecnologia do Blogger.